EDITORA BRITTEN - COMPROMISSADA COM AS CORDAS

A Editora Britten foi fundada em 2000 pelos irmãos Nadilson (Violinista e Violista) e Nelson Gama (Violoncelista e Regente). À época, já vinham atuando por muitos anos como professores e detectaram uma lacuna na existência de métodos para Violino, Viola e Violoncelo escritos em português.

Até então os métodos eram, em sua maioria, importados e escritos em inglês ou alemão. Os irmãos Gama criaram, então, o MÉTODO FACILITADO PARA VIOLINO, VIOLA E VIOLONCELO

Criaram de fato, pois não se trata de mera compilação de outros métodos, mas sim uma obra que mantém uma mesma linha pedagógica para os três instrumentos e contém exercícios inéditos para fixação da digitação de forma paulatina. As melodias apresentadas foram arranjadas para Quarteto de Cordas, ou seja, após as aulas individuais o professor pode reunir todos os alunos de Violino, Viola e Cello e tocar em conjunto.

Os três métodos foram avaliados pelos grandes professores Natan Schwartzman (Universidade de Brasilia, Universidade de Campinas e Universidade de São Paulo), Marcelo Jaffé (Universidade de São Paulo) e Watson Clis (Universidade Federal de Minas Gerais, Unirio e Universidade de São Paulo) e após aprovação por escrito, foram registrados na Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura que mantém os registros de obras inéditas.

Aproveitando a experiência acumulada junto ao Quarteto de Cordas Gama, que já está no circuito cultural paulistano desde 1998 o qual, além de Nadilson (1o. violino) e Nelson (Cello), agrupa também Matheus Gama (Viola, filho do Nadilson) e David Gama (2o. Violino, filho do Nelson), a Editora Britten editou 3 Álbuns de Quartetos de Cordas, contendo cada um 8 peças. Esse material vem sendo utilizado por profissionais em concertos e eventos em geral e também por alunos que ao terminar os métodos se reúnem para fazer Música de Câmara.

Os Álbuns se prestam também para Regentes de Orquestras, já que trazem a grade e as partes individuais para os mais variados instrumentos, quer sejam Cordas, Madeiras e Metais.

Em 2005 a Editora lançou o livro "Introdução às Orquestras e seus Instrumentos" que traz um apanhado da evolução das Orquestras desde o século XVIII até os dias de hoje.

Acompanhado a evolução tecnológica todo esse material vem acompanhado de CDs das lições, que ajudam os alunos a fixar bem a afinação e também de DVDs para demonstrar boa postura e interpretação.

Ainda faz parte do portfólio da Editora CDs e DVDs gravados pela Orquestra Britten, pelo Quarteto Britten e pelo Quinteto Sampa.


EDITORA BRITTEN - 15 ANOS DE SUCESSO NO MERCADO DE ENSINO DE CORDAS E ENTRETENIMENTO

Nasceu em São Paulo, Capital, em 1948. Formado em Economia pela PUCSP e com MBA pela UFRJ, inicialmente dedicou-se a carreira de executivo de empresas tendo trabalhado 25 anos em empresas multinacionais na área de Marketing.

Paralelamente estudou Teoria e Solfejo com o Prof. Lutero Rodrigues na Escola Municipal de Música de São Paulo e é formado em Curso Técnico de Música pelo Conservatório Frutuoso Viana de São Paulo.

Estudou  Violoncelo com os Profs. Augusto Lombardi e Gino Pachiaudo em São Paulo, Marisa Johnson no Recife e Nerisa Aldrighi em Niterói. Regência estudou com o maestro Mario Guedes Peixoto, da Orquestra Sinfônica do Recife.

Em 1986 fundou a Orquestra Britten, com a qual dirigiu centenas de Concertos em São Paulo, Rio de Janeiro e realizou turnês pelo interior de São Paulo e pelos estados do Sul, com grande sucesso de público e crítica. Com a  mesma orquestra produziu 3 CDs, atuando como Regente e Produtor Executivo.

Na área pedagógica é autor do Método Facilitado para Violoncelo dos Álbuns para Quartetos de Cordas (3 volumes) e do livro Introdução às Orquestras e Seus Instrumentos, todos devidamente registrados no Ministério da Cultura.
É também  Professor de Violoncelo e de Regência e Prática de Orquestra.

Na área internacional,  participou em 1997/98/99 nos Estados Unidos da SUMMER  MUSIC ACCADEMY em Pensacola – Flórida, onde em 1999 teve a oportunidade de dirigir a Orquestra de Cordas formada por participantes da Academia.

Em 2006 realizou vários Concertos comemorativos dos 250 anos do nascimento de  Wolfgang Amadeus Mozart, executando obras do compositor austríaco com o Quarteto de Cordas e com a Orquestra Britten.

Em 2011 comemorou os 25 anos de atividade da Orquestra Britten em Concerto realizado na Livraria Cultura Shopping Bourbon, obtendo grande divulgação na midia, incluindo uma entrevista no jornal Folha de São Paulo.

Desde 2011 tem se apresentado no Auditório do CIEE – Centro de Integração Empresa – Escola com excelente frequência de público, onde gravou vários DVDs, entre eles o Itália Nostra com o Quarteto de Cordas Britten & Carlos Bonanni e o Chorinhos e Chorões com o Quinteto Sampa e o Regional do Luizinho.

Em 2014 produziu um DVD didático que está incorporado ao método de Violoncelo e atualmente conduz um Curso de Regência e Prática de Orquestra e atua como Produtor Executivo do Quarteto de Cordas Britten.

 

Fotos de Nelson Gama

Jornal Folha de São Paulo,
durante entrevista em 2011
nelson-gama
Concerto na Christian University
em Pensacola - EUA - 1999
nelson-gama
Dirigindo Concerto comemorativo de
10 anos da Orquestra Britten, em 1996nelson-gama
Concerto 20 anos Orquestra Britten - 2006

nelson-gama

 

Galeria de fotos

Algumas fotos do QUARTETO DE CORDAS GAMA: Nadilson (1o. Violino), David (2o. Violino), Matheus (Viola) e Nelson (Cello).

 

Palácio do Governo / SP

Nelson Gama e colegas da Orquestra Britten em evento no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do Governador do Estado, Geraldo Alckmin e a Primeira Dama, Dona Lu Alckmin.

 

Trio Gama

Fotos do Trio Gama em evento na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos (Natália Gama (Piano), David Gama (Violino), Nelson Gama (Violoncelo).

 

Outras fotos

  • Nelson-Gama-com-Professor-Natan-Schwartzman-e-David-Gama

Nelson Gama em evento com o Professor Natan Schwartzman e David Gama.

  • Nelson-Gama-recebendo-em-casa-Violinistas-Cláudio-Cruz-David-Gama-bandolinista-Aleh-Ferreira-Cellista-Fabio-Petrucelli

Nelson Gama recebendo em casa os Violinistas Cláudio Cruz, David Gama,o bandolinista Aleh Ferreira e o Cellista Fabio Petrucelli (oculto).

  • Nelson-Gama-recebe-violoncelista-Fabio-Petrucelli-Claudio-Cruz-e-David-Gama

O cellista Fabio Petrucelli, Nelson Gama, Claudio Cruz e David Gama.